A internet de fibra óptica tem diversas vantagens, como a velocidade ou a eficiência de sua rede. Para que tudo isso seja mantido de maneira consistente, é essencial cuidar da estrutura física. Entre os recursos que devem ser utilizados, a caixa de terminação óptica se destaca.
Embora seja um item relativamente simples, apresenta características essenciais para o funcionamento e para a durabilidade dos componentes. Com uma boa aquisição, inclusive, é possível prestar um serviço ainda melhor.
Na sequência, entenda como funciona a caixa de terminação óptica e saiba o que a torna tão importante!
A acomodação dos fios favorece a construção de rede
Esse componente serve, primeiramente, para acomodar ou “guardar” os cabos e outros componentes ópticos da rede. Ele conta com estruturas e divisões que comportam a terminação de cabos, os adaptadores e os splitters ópticos, dependendo da estrutura.
Um modelo de qualidade permite a utilização de até 2 módulos de 8 portas ou de um módulo com 16 portas, por exemplo. Com isso, garante versatilidade e proteção ao mesmo tempo.
Por sua característica, é essencial para a construção da rede e da estrutura óptica, de maneira completa. Assim, é possível consolidar as condições necessárias para o pleno funcionamento da rede.
A caixa de terminação óptica favorece a emenda, a divisão ou a distribuição
Outro ponto importante é que a CTO, como também é chamada, serve para estabelecer a “conexão” e a continuidade entre os elementos ópticos. Ela atua como um ponto intermediário, considerando a limitação das dimensões dos cabos para percorrer grandes distâncias.
Ela permite, por exemplo, a realização de emendas entre terminais ópticos — e, é por isso que é conhecida como “caixa de emenda”. Tal processo garante que o fluxo de dados permaneça intacto, o que permite que a rede alcance novos pontos.
Além disso, pode ser utilizada para dividir ou distribuir a rede em certos pontos estratégicos. Como a montagem é simples, atua como um “ponto de ligação” entre as diversas partes da estrutura.
O sistema de vedação protege a estrutura de vários elementos
Não menos importante, é essencial considerar que a caixa de terminação óptica tem a função de manter a proteção física dos componentes. Isso só é possível porque ela conta com um sistema de vedação mecânica que é simples, mas muito eficiente.
Na prática, é algo que permite que os cabos ou pontos de conexão sejam protegidos de água, poeira, radiação solar e outros componentes. Assim, adia-se a necessidade de troca e não há prejuízos para o funcionamento do sistema.
É por causa disso que a CTO pode ser instalada tanto no alinhamento da fibra quanto no poste, ao ar livre. Com essa aquisição, será possível prestar um serviço mais interessante e que atende aos níveis esperados de qualidade.
A caixa de terminação óptica é essencial para garantir proteção, contato e continuidade à rede de fibra óptica. Com a escolha do produto adequado e uma instalação correta, há como aproveitar todos os benefícios do seu funcionamento.
Conheça muitas outras soluções e acompanhe dicas inéditas, curta a nossa página no Facebook e fique por dentro!