Ter bons equipamentos para fibra óptica é essencial para conseguir os melhores resultados com a instalação do serviço. Desse jeito, é possível garantir uma atuação consistente e que atende bem às necessidades dos clientes, por exemplo.
Para obter todos os benefícios, a compra deve ser feita de maneira estratégica e de acordo com as demandas. Você notará que a aquisição certa ajudará seu negócio a conquistar máximo desempenho.
Pensando nisso, veja como selecionar corretamente os equipamentos para fibra óptica e tire todas as suas dúvidas!
Avalie os materiais de fabricação dos produtos
Contar com itens de qualidade e que sejam duráveis é essencial para facilitar a manutenção. Também é uma forma de garantir a melhor experiência para os clientes, já que isso potencializa a conexão.
É o caso de escolher cabos ópticos robustos e testados, racks com aço resistente, caixas de emenda de plástico especial e assim por diante. Dessa maneira, é possível ter total confiabilidade quanto aos resultados que serão obtidos.
Não se esqueça de que todos os componentes devem ser adequados para o uso e precisam oferecer condições específicas de segurança. Desse modo, será mais fácil compor a estrutura ideal.
Confira se o produto de fibra óptica tem homologação na ANATEL
A Agência Nacional de Telecomunicações (ANATEL) é o órgão responsável por fiscalizar e regulamentar o setor. Entre outras coisas, a agência homologa alguns equipamentos para garantir que eles estejam dentro do padrão esperado.
Uma caixa de terminação óptica, por exemplo, deve ter exatamente essa característica para oferecer total segurança. Por isso, vale conferir se os produtos estão devidamente registrados e se atendem às obrigações legais.
Entenda qual é a compatibilidade dos componentes
Outro ponto importante é que os equipamentos de fibra óptica devem apresentar total compatibilidade com a estrutura de rede. Não basta adquirir cabos ou conectores que parecem adequados, mas que não são compatíveis com o restante dos elementos.
Então, convém pesquisar bastante para entender quais são os indicadores em termos de dimensões, desempenho e funcionalidade. Assim, será mais fácil definir quais são os produtos ideais para a estrutura.
Estude muito bem as condições de fornecimento
Não menos importante, a aquisição dos componentes de fibra óptica deve passar por um entendimento completo quanto ao fornecimento. Primeiramente, é preciso selecionar um fabricante de qualidade, que seja reconhecido no mercado e tenha boa estrutura.
Também é fundamental conferir o portfólio de itens. Veja se há produtos para diversas necessidades e configurações. Poder comprar tudo em um só lugar favorece bastante o processo.
Se a empresa tiver uma certificação de qualidade, como a ISO 9001, será ainda melhor. É uma forma de ter certeza quanto à procedência e à fabricação.
Além disso, pense nas questões referentes ao preço, às condições de pagamento e à entrega. Em vez de escolher a opção mais barata, pondere o custo-benefício e a possibilidade de ter uma parceria em longo prazo. Isso ajudará a fornecer serviços com maior confiança.
Os componentes de uma estrutura de fibra óptica devem ser selecionados com foco na qualidade, na usabilidade e no desempenho. Com as escolhas certas, será possível disponibilizar os melhores serviços para o público contratante.
Considerando que esse serviço é o nosso assunto, veja quais são 4 benefícios de investir em fibra óptica.