A guia de cabo é essencial para manter a organização do rack, rumo a um cabeamento estruturado. Com isso, facilita a manutenção, a troca e até a identificação de cada elemento corretamente. Por isso, é indispensável para a instalação bem-sucedida.
O melhor jeito de explorar todos os seus benefícios é com a instalação adequada do componente. Assim, há completa segurança e a real otimização da estrutura já montada.
A seguir, veja como instalar a guia de cabo corretamente e entenda muito mais sobre esse processo!
Escolha corretamente o modelo adequado
Primeiramente, é preciso selecionar a guia que melhor atende às necessidades. Entre os timos, temos a versão horizontal, o modelo vertical e a guia de argola. Tudo depende do tipo de cabo, da posição e do espaço que há disponível no deck.
Veja, inclusive, qual é a profundidade de cada modelo e quantos espaços estão disponíveis. Assim, fica mais fácil calcular a quantidade de guias que serão necessárias.
Encontre a posição ideal da guia de cabo
Em seguida, é fundamental selecionar qual é o local adequado para a instalação. Geralmente, elas são colocadas na parte de trás do rack, com um espaçamento determinado entre elas.
Uma forma de identificar se a posição é a mais indicada é fazer testes com os cabos. O comprimento deve ser suficiente para alcançar o lugar, mas sem exagerar. Também é preciso tomar cuidado para não dobrar os cabos com muita intensidade, por exemplo.
No geral, vale mais a pena ter guias específicas para certos equipamentos, criando uma “divisão” que facilita a estruturação.
Siga as instruções do fabricante sobre a instalação
Para garantir o posicionamento definitivo, é recomendável conferir quais são as instruções dadas pelo fabricante do produto. Essas indicações servem para saber qual é a melhor maneira de agir e quais são as necessidades pontuais.
Com essas informações, inclusive, você poderá conferir quais são as ferramentas indicadas, quais são os meios de fixação e quais são as indicações e boas práticas de uso.
É muito importante fazer a instalação com atenção aos detalhes e ao bom funcionamento. Do contrário, o cabeamento estruturado não se torna tão útil e pode gerar muitos problemas.
Faça a divisão dos cabos adequadamente
Depois que todo o conjunto de guia de cabo estiver instalado, basta organizar os cabos da maneira correta. A ideia, como visto, é deixar que fios semelhantes passem pela mesma guia, de modo a facilitar a etapa.
Considere, também, o local do posicionamento, a quantidade de fios e o tipo de guia. Especialmente no caso da rede de fibra óptica, é preciso cuidado para manter a integridade dos componentes e da conexão, no geral.
O processo deve passar por uma manutenção constante, para que os cabos estejam sempre organizados e distribuídos adequadamente. Como consequência, a utilização será favorecida.
Uma boa instalação de guia de cabo faz diferença para garantir uma atuação estruturada e com total identificação dos cabos. Com esse passo a passo, será possível alcançar sucesso na tarefa.
Já que esse é um componente que tem tanto a ver com a estrutura de redes, veja agora 4 características de uma estrutura de redes efetiva!